EN PT

3ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia

April 02, 2019

Dia  2 de Abril, terça-feira, 18h-20h, Ed. I&D, sala 1.05, piso 1, o investigador Diego Hoefel apresenta Reinvenções Dramatúrgicas do Melodrama no Cinema Contemporâneo: Os Três Macacos e Sono de Inverno, de Nuri Bilge Ceylan

Resumo:

A obra do realizador turco Nuri Bilge Ceylan é exemplar para se refletir sobre as recentes transformações da dramaturgia no cinema contemporâneo. Nos últimos anos, Ceylan tem experimentado diferentes maneiras de ruptura da estruturação dramática clássica e, em paralelo, associado essas quebras à utilização de códigos do cinema de gênero, em especial do melodrama. Como se dá essa construção e de que forma ela colabora para uma reflexão acerca das reapropriações do melodrama no contexto contemporâneo? A partir dessa questão, o presente trabalho busca investigar de que maneira os filmes Os Três Macacos (2008) e Sono de Inverno (2014) incorporam o melodrama em seus relatos e em que medida essa incorporação opera reinvenções ou mudanças na própria construção dramatúrgica dos filmes. Através disso, espera-se investigar como cada um dos filmes se posiciona em relação a questões morais aplicadas à vida privada de seus personagens. É essencialmente nesse sentido que ambas as obras se vinculam ao melodrama, gênero que irá, desde sua origem, associar conflitos éticos e intimidade. Essa articulação surge do próprio projeto moderno, dentro do qual o melodrama tem seu início, e se justifica como forma de regular as relações interpessoais no contexto pós-sagrado. O excesso, que é uma das características principais do gênero, aparece como uma forma de potencializar o engajamento sensorial e sentimental do leitor/espectador para que ele experimente emocionalmente as situações-limite sob as quais os personagens são colocados. Essa experiência, no melodrama canônico, funciona à serviço da pedagogia das sensações, isto é, serve para conduzir a apreensão do espectador no sentido do entendimento moral que a obra busca evidenciar. De que forma o cinema contemporâneo repensa a relação entre o melodrama e esse modo de percepção do mundo construído a partir de um posicionamento taxativo acerca dos vícios e virtudes? A recente obra de Ceylan apresenta distintas formas de se pensar essa questão.


Bio:

Diego Hoefel é professor do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (Brasil), no curso de Cinema e Audiovisual. Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (Brasil) e graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (Brasil). Atualmente é doutorando em Estudos Artísticos na Universidade Nova de Lisboa (Portugal), sob orientação da Professora Dra. Maria Irene Aparício. Foi vice-coordenador do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da UFC (Brasil) no período 2013-2014 e coordenou entre 2011 e 2017 a Mostra PERCURSOS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em cinema. Investiga principalmente os seguintes temas: dramaturgia e roteiro cinematográfico, cinema contemporâneo, gêneros cinematográficos e afeto. Atua também como roteirista e realizador. Entre os seus últimos trabalhos, destacam-se os roteiros dos filmes “Corpo Delito” (2016), que teve sua estreia internacional na seleção oficial do Festival DOK Leipizig 2017; “Elon não Acredita na Morte” (2016), desenvolvido em parceria com João Salaviza e Ricardo Alves Jr. a partir do prêmio Hubert Balls do Festival de Rotterdam (Holanda); “Tremor” (2013), que teve sua estreia na competição Pardi di Domani do Festival de Locarno (Suiça) e “Permanências” (2011), selecionado na Semana da Crítica do Festival de Cannes (França). Desde 2016, participa de um núcleo criativo de pesquisa dramatúrgica sobre as atualizações contemporâneas do cinema de gênero, com coordenação de Karim Aïnouz. Desenvolve atualmente sua pesquisa de doutorado com foco nas reinvenções da comédia no cinema contemporâneo.

Back to previous page


Events

All Events

1st International Conference on Cinema, Philosophy and Children’s World

Co-organized by Ifilnova | CineLab - Laboratory of Cinema &…

July 09, 2019

1st Film Program on Lives in Transition: Exodus | Migrations | Exile

Co-organized by CineLab - Laboratory of Cinema & Philosophy, EPLab…

July 08, 2019

4ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia

Sérgio Dias Branco apresenta “Os Lugares da Esperança”

April 10, 2019

3ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia

Diego Hoefel apresenta "Reinvenções Dramatúrgicas do Melodrama no Cinema Contemporâneo:…

April 02, 2019

Problematising reality - encounters between art, cinema and philosophy 7

with Judith Barry and Giovanni Tusa

March 27, 2019

Problematising reality - encounters between art, cinema and philosophy 6

with Jean-Gabriel Périot and Alain Brossat

February 28, 2019

Problematising reality - encounters between art, cinema and philosophy 5

with Albert Serra and Alexander Garcia Düttmann

February 21, 2019

Problematising reality - encounters between art, cinema and philosophy 4

with Emily Wardill and Michael Marder

December 17, 2018

2ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia

Patrícia Castello Branco apresenta "A experiência do Sublime no Cinema:…

November 20, 2018

Problematising reality - encounters between art, cinema and philosophy 3

with Maria Augusta Ramos and Patricia Mourão

September 10, 2018

Problematising reality - encounters between art, cinema and philosophy 2

with Alberto Toscano and Simon Thompson

July 10, 2018

Problematising reality - encounters between art, cinema and philosophy 1

with Renee Green and Ute Holl

June 01, 2018

International Symposium Cinema and Philosophy: Critical May 68

CineLab | IFILNOVA - FCSH / PhD Research Project of…

May 29, 2018

The Derivative Machine: Life Cut, Bundled and Sold

held by Jonathan Beller (Pratt Institute) | CineLAB Seminar

April 19, 2018

On the value of necessary images: Werner Herzog’s quest for ecstatic truth

Research workshop with Eric Lecerf

March 14, 2018

SOUND PRINT: Monteith McCollum - Screening and Conversation

Seminar Session presented by Mesa De Montagem and CineLab

March 09, 2018

Film and Philosophy: contemporary approaches

Study Day

October 25, 2017

Institutions

IFILNOVA
FCSH
UNL
FCT