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Seminário Permanente em Cinema e Filosofia

November 05, 2019

A próxima sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia do CineLab, Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA), Virtudes e Vícios no Cinema, terá lugar no dia 5 de Novembro (18h-20h), sala 306 do Colégio Almada Negreiros.

Nesta sessão, Diogo Nóbrega (FCSH-Universidade Nova de Lisboa) apresentará "Figura. Política e Ontologia. O movimento do cinema"

«La hantise fasciste est, de fait, la hantise de la figuration, de la Gestaltung. Il s'agit à la fois d'ériger une figure (c'est un travail de sculpteur, comme le pensait Nietzsche, proprement monumental) et de produire, sur ce modèle, non pas un type d'homme mais le type de l'humanité - ou une humanité absolument typique» Philippe Lacoue-Labarthe, Heidegger, La politique du poème

Resumo

Este ensaio pretende explicitar a necessidade e a exigência da « questão da figura » nos estudos de cinema. A sessão organiza-se sob referência a três estações: 1) uma certa instalação (Ge-stell) onto-tipo-lógica do existente nomeia e/ou localiza, já sempre, o representar-se da filosofia, a sua atualização e o seu performativo, sinalizando assim, também, na sua dupla determinação metafísica e estética, o ponto de co-incidência e da filosofia e da política, o seu essencial co-pertencer-se na e como figura, como tipo (vejam-se o Proletarisch de Marx, o Zarathustra de Nietzsche, o Arbeiter de Jünger, o Οἰδίπους de Freud, etc.); 2) o que assim se atualiza, se determina politicamente, é um discurso de reapropriação do humano na sua humanidade, i.e., uma determinação política de/da essência, uma certa produção do estável e do estático, enfim, onde nenhuma questão democrática é já possível; 3) pelo que o cinema, ou bem o filme, o modo especial de produção que nele se prescreve, se ex-põe, nos interessa, aqui, como modo de restituição do movimento da figura, i.e. como modo de restituição do seu combate (auseinandersetzung), da sua estabilidade polemológica, hesitante, pensada no exterior de qualquer circunscrição egolátrica, principial. O que significa que qualquer aproximação ao problema do cinema deverá atender, a um tempo, e à questão ontológica de uma figura de cada vez in-finita, e à questão, ou bem à τύχη, à chance política e/ou de uma política incondicionalmente obrigada a esta figura, à sua salvaguarda.

Filmografia

Rashomon (1950). Akira Kurosawa

Diogo Nóbrega (1988) é membro associado do CineLab do IFILNOVA. Desenvolve, atualmente, na FCSH, financiada pela FCT, uma tese de doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações, sobre a « questão da figura humana » nos estudos de cinema, na sua dupla determinação ontológica e política. Labora, em particular, a partir da produção filosófica de Heidegger, de Derrida, de Nancy e de Lacoue-Labarthe. De um ponto de vista cinematográfico, ocupa-se dos cinemas de Pasolini, Chantal Akerman e Pedro Costa, ao qual dedicou grande parte da sua produção académica. Desde Novembro de 2017 é investigador convidado no departamento de «Lettere e Filosofia» da Scuola Normale Superiore, em Pisa, Itália, onde trabalha sob a orientação de Roberto Esposito.

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