EN PT

4ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia

10 de Abril de 2019

A 4ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia do CineLab, Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA), terá lugar no próximo dia 10 de Abril, quarta-feira, 18h-20h, Ed. I&D, sala 1.05, piso 1. 

Nesta sessão, o investigador Sérgio Dias Branco apresenta “Os Lugares da Esperança”:

Resumo:

Parto de uma questão genérica: que ligações existem entre uma virtude e um lugar? O tópico central deste seminário será, mais concretamente, a virtude da esperança, que abordarei do ponto de vista da teologia cristã. A esperança é considerada uma das três virtudes teologais - as outras duas são a fé e o amor -, assim chamadas porque têm Deus como origem, motivo, e objecto. Há, portanto, um fundo de incognoscibilidadenestas virtudes que as afastam de uma suposta ciência da moral, porque à sua possível claridade não corresponde a clareza na sua definição. A virtude entendida desta maneira é distinguível da acção moral, na medida em que esta fundamenta e anima tal acção, mas talvez não seja destrinçável dela. Sem acção e sem um lugar onde ela se desenrole, a virtude não pode ser colocada em cena no interior da existência humana. Esta relação com a mise-en-scène sugere o interesse em estudar as formas como o cinema contemporâneo tem lidado e dialogado, nos planos temático e figurativo, nas dinâmicas internas do que filma e põe em marcha, com a virtude da esperança, nomeadamente sem excluir a tentação do desespero. Desenvolverei esta reflexão através da análise de dois filmes com diferenças significativas: Luz Silenciosa (Stellet Licht, 2007), realizado pelo mexicano Carlos Reygadas, e Fogo no Mar (Fuocoammare, 2016), realizado pelo italiano Gianfranco Rosi.

Bio:

Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde dirige o Mestrado em Estudos Artísticos e coordena o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. Integra o CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX como investigador. É presidente da Direção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Lecionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde lhe foi atribuído o grau de doutor em Estudos Fílmicos. Co-edita as revistas Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento e Conversations: The Journal of Cavellian Studies e é autor do livro Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema (Documenta, 2016). Estuda Teologia na Universidade de Durham.

Voltar para a página anterior


Instituições

IFILNOVA
FCSH
UNL
FCT