EN PT

5ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia

28 de Maio de 2019

A 5ª sessão do Seminário Permanente em Cinema e Filosofia do CineLab, Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA), Virtudes e Vícios no Cinema, terá lugar no próximo dia 28 de maio, terça-feira (18h-20h), no Edifício I&D, sala 1.05, piso 1. 

Nesta sessão, o escritor Paulo José Miranda apresenta “O Chafariz das Virtudes ou O Cinema de Oliveira em 1 minuto”:

Resumo:

Apresentação do que mais importava no seu cinema, a Manoel de Oliveira, partindo desse icónico filme Chafariz das Virtudes, apresentado como trailer no Festival de Cinema de Viena em 2014. Através deste filme, tentar-se-á mostrar não só a relação de Oliveira com o cinema, mas também a relação do seu cinema com um conceito de virtude.

Bio:

Paulo José Miranda nasceu em 1965, na Aldeia de Paio Pires. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Letras de Lisboa. Escreve poesia, ficção, teatro e ensaio. Publicou o primeiro livro de poesia em 1997, A Voz Que Nos Trai, com o qual venceu o primeiro Prémio Teixeira de Pascoaes. Em 1999 mudou-se para Istambul, onde viveu 5 anos. No ano em que se mudou para a Turquia, tornou-se o primeiro vencedor do Prémio José Saramago, com a novela Natureza Morta. Mais tarde, viverá alguns meses em Macau. Em 2005 mudou-se para o Brasil, onde viverá até 2015. Neste ano recebe o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, pelo livro de poesia Exercícios de Humano, e regressa a Portugal, começando pouco depois a trabalhar na biografia de Manoel de Oliveira, A Morte não é Prioritária.

Voltar para a página anterior


Instituições

IFILNOVA
FCSH
UNL
FCT